1. Título:
Comprimento por ondas estacionárias
2. Equipe:
Felipe Lacerda
João Otávio
João Otávio
Rafael Moreira
Julio Cesar
Curso: EPC
Professor Orientador: Andersson Higino
Email do grupo: labfisicag1@gmail.com
3. Situação-problema:
A idéia do grupo é determinar distâncias em locais não acessíveis. O projeto buscará a melhor maneira possível, aliando praticidade, segurança e pecisão. As ondas estacionárias foi o recurso escolhido, e assim buscaremos aperfeiçoamentos e vencer eventuais interferências para que o projeto tenha mais utilidades.
4. Objetivos:
Objetivo Geral:
Viabilizar medições de comprimento em vãos de coluna com uma extremidade aberta e a outra obstruída de alguma forma.
Objetivo específico:
- Conseguir medir o nível de água em um poço artesiano.
- Medir o comprimento de uma tubulação.
- Localizar obstruções em uma determinada tubulação.
5. Justificativa:
O trabalho tem como meta a medição do comprimento de tubulações ou grandes orifícios cilíndricos de difícil acesso, que muitas das vezes, como ocorrem em tubulações já cravadas dentro da terra, não é possível através de uma trena. A partir desse empecilho, o grupo buscará precisão e segurança para tais medições, utilizando-se de teorias da física que englobem a matéria de “comprimento por ondas estacionárias”.
O projeto apresentará alguns desafios ao grupo em relação à montagem da experiência física que será apresentada no laboratório, tais como o isolamento acústico interno necessário para o funcionamento do sistema e a separação do alto falante emissor da onda sonora e o microfone que captará os estampidos. Também teremos dificuldades na identificação dos estampidos corretos para a medição das frequências através do frequencímetro do qual teremos que dominar o uso.
Dessa forma, o grupo está bastante motivado não só por estar frente a todos esses desafios e aos que aparecerão ao longo da experiência como também pelo fato de que o projeto poderá ser útil, por exemplo, a estruturas de mineroduto e de saneamento básico, que enfrentam grandes desafios de manutenção, como um entupimento não localizado, otimizando os serviços financeiramente. Mesmo porque, acreditamos que com o resultado alcançado, o custo do instrumento será totalmente viável para quem quer que seja que vá utilizá-lo, como o setor industrial.
O grupo conta com o apoio do professor coordenador, quem já nos apresentou um trabalho já feito por outro grupo sobre comprimento por ondas estacionárias, porém em cordas, que despertou o início dos nossos trabalhos.
6. Metodologia:
Serão usados um emissor de som (alto-falante) para produzir a onda estacionária e um captador de som (microfone) para receber essa onda e assim permitir a verificação das freqüências, determinadas com a utilização do frequencímetro (aparelho medidor de frequências). O desenvolvimento do projeto será de certa forma empírico, ou seja, a partir de vários testes para que cheguemos às conclusões desejadas e aos ajustes que permitirão o êxito do projeto.
7. Etapas:
Etapas | Critérios e Instrumentos de Avaliação | Avaliadores |
1. Pesquisa Bibliográfica 2. Aquisição de materiais 3. Aquisição de materiais 4. Teste 5. Apresentação | 1. Relatório 2. Orçamento 3. Relatório 4. Relatório e avaliação do Professor orientador 5. Exposição interna e/ou pública | Membros do grupo e Professor orientador. |
8. Cronograma de trabalho:
Etapas | Início | Fim |
1. Pesquisa Bibliográfica 2. Aquisição de materiais 3. Aquisição de materiais 4. Teste 5. Apresentação | 1. 20/04/11 2. 04/05/11 3. 11/05/11 4. 08/06/11 5. 22/06/11 | 1. 04/05/11 2. 11/05/11 3. 08/06/11 4. 22/06/11 5. 29/06/11 |
9. Orçamento:
Recursos imprescindíveis:
- Um emissor de som
- Um captador de som
- (recursos que o grupo já possui)
- Um frequencímetro (recurso fornecido pelo departamento de física)
- Tubo de PVC
A redação dos itens precisa ser revista e adequada aos formatos discutidos em aula. Algumas reformulações serão necessárias. Procurem-me para trabalharmos nisso.
ResponderExcluir